Cilindro Pneumático

Melhor preço do mercado

Av. Duque de Caxias, 26-102 - Bauru

Cilindro Pneumático

O cilindro pneumático é um componente pneumático da família dos atuadores, ou seja, uma componente que produz movimento, transformando a energia da que recebe do ar comprimido em energia cinética ou mecânica que pode ser linear ou giratória.

O cilindro pneumático, conhecido também popularmente como cilindro de ar pode ser produzido em diversos tamanhos e espessuras, contudo, o cilindro pneumático normalizado pela norma ISO 15552, devido o seu padrão de usinagem, encaixes e montagem acabam se tornando mais procurados graças a sua facilidade de instalação, a segurança proporcionada e ao custo mais competitivo. A normalização de um cilindro pneumático, exige padrões de montagem que garantem maior segurança à vida dos seres humanos ao redor do cilindro e a todo sistema pneumático onde o cilindro está inserido.

Componentes de um cilindro pneumático 

Um cilindro pneumático é constituído pelos elementos:

  • Cilindro, ou corpo – usinado em material leve como o alumínio, resistente á pressão mecânica e resistente à oxidação, dependendo da espessura, suporta altas pressões exercidas pelo compressor pneumático.

  • Cabeçote superior – é o elemento que “veda” a parte superior ou frontal do cilindro, permitindo a entrada e saída do ar dentro do cilindro, precisa aguentar altas pressões. Seu corpo também é feito em alumínio. O cabeçote superior, diferente do cabeçote inferior, é o único componente que é atravessado pela haste do cilindro pneumático.

  • Cabeçote inferior – é o elemento que “veda” a parte inferior do cilindro, diferente do cabeçote superior, a haste do cilindro não o atravessa. O cabeçote inferior permite a entrada e saída do as para produzir o movimento do cilindro.

  • Haste – é um elemento cilíndrico e macico, vai no meio do cilindro, atravessa o cabeçote superior e é a responsável pela conversão da energia pneumática e energia cinética, eventualmente, pode rotacionar em seu próprio eixo.

  • Embolo – o embolo é uma peça que vai no interior do cilindro e fica preso à base da haste. O embolo é o responsável direto por segurar a resistência à pressão do ar, empurrando ou puxando a haste, de acordo com o movimento esperado.

 

Onde fazer o seu cilindro pneumático em Bauru?

Você pode contar com a Versátil Automação Pneumática para a venda, manutenção ou usinagem de cilindro pneumático. Há mais de 12 anos atuando no mercado da automação pneumática no interior paulista!

(14) 3281-5999

Av. Duque de Caxias, 26-102

Pq. Paulistano, Bauru - SP

Logotipo Versátil Automação Whatsapp
Mande a sua mensagem